segunda-feira, 25 de maio de 2020

A Igreja Deve Responder Como Jesus Respondeu a João Batista

Falar de missão é falar de testemunho.

Testemunho consiste em viver e falar diante de outros a respeito de algo que você viu e viveu.

A Igreja é o povo de Deus chamado para cumprir a missão de Deus. Ela realizará a missão de Deus a medida que participa, no poder do Espírito Santo, da missão de Jesus.

Temos algum consenso de que Deus deseja restaurar o mundo inteiro. Portanto, a missão dirige-se ao mundo inteiro. A pergunta que pode suscitar alguma dúvida aqui é a respeito de como realizar essa missão?

Como Jesus espera que a igreja 
cumpra a missão de Deus? 

Jesus, além de ser o resgatador, o salvador, o redentor da criação de Deus, foi também uma espécie de modelo da missão de Deus. Suas palavras em João 20.21 não deixam qualquer dúvida a este respeito: "Assim como o Pai me enviou, eu os envio".

Nas palavras do missiólogo Michael Goheen, "a missão de Jesus é um padrão e um modelo para nós".

Existe uma passagem das Escrituras que é bastante intrigante e pouco explorada quando se trata de missão.

É certo que Jesus tinha consciência de que seu primeiro objetivo consistia em dirigir-se e reunir as ovelhas perdidas de Israel (Mateus 10.6; 15.24), embora isso não signifique que Ele não tivesse consciência do escopo universal de sua missão (Mateus 8.11).

Esse chamado para juntar Israel a partir de um messias, era parte da teologia de Israel e estava bem presente na cultura religiosa judaica da época. Todos esperavam que Jesus inaugurasse imediatamente o reino de Deus. E, quando Ele tarda em fazê-lo, muitos começam a ficar impacientes e a duvidar.

O próprio João Batista era um destes que pregava a iminência do reino de Deus. A colheita já estava para começar, dizia ele. Com a demora, no entanto, João envia alguns amigos para tirarem definitivamente a dúvida com Jesus: 'Afinal de contas, você é o messias ou não? É você que restaurará Israel, conforme anunciaram as profecias, ou devemos esperar alguém outro?' (Lucas 7.19).

Este é o texto a que nos referimos acima. O que ele nos ensina sobre a missão da igreja?

Se Jesus é também um padrão, um modelo de como a igreja deve cumprir a sua missão, então, a resposta que Cristo dá aos mensageiros de João Batista deveria servir para nossa reflexão.

Qual é a resposta que Jesus dá aos amigos de João? "...ele respondeu aos mensageiros: 'Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos vêem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e as boas novas são pregadas aos pobres; e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa'" (Lucas 7.22,23).

Então, vamos lá! Se Jesus é o modelo de missão para a Igreja. Se Ele disse que a igreja é enviada assim como Ele mesmo foi enviado, então, façamos um exercício de reflexão.

Imagine que alguém tenha enviado mensageiros para a tua igreja. Chegaram alguns 'espias' que desejam sondar 'as terras'. Semanalmente nossas comunidades e igrejas locais recebem visitantes em seus cultos e demais programações. Não precisamos, porém, nos restringir aos programas da igreja. Afinal de contas, a igreja, como o povo de Deus no mundo, está o tempo todo falando, vivendo, trabalhando, se relacionando dentro deste mundo. O fato é que o povo de Deus está no mundo e está visível para todos.

A questão é que o mundo está perguntando: 'São vocês o povo de Jesus? Você é um seguidor de Jesus ou devo buscar em outro lugar?'

Com base em Jesus, - de quem você confessa ser um discípulo - qual resposta daria?

Lembre-se, Jesus não deu nenhuma resposta semelhante a isso: "Vão e digam a João: eu dou o dízimo, frequento regularmente a sinagoga, faço minhas orações diárias, compartilho bonitas mensagens de fé, até já fui batizado!"

Baseados na resposta de Jesus e, no fato, de que somos enviados como Jesus foi, qual a resposta deveríamos estar preparados - se somos a Igreja de Jesus -, a dar ao mundo?

"nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir"
Marcos 10.45


Nenhum comentário:

Postar um comentário