terça-feira, 9 de março de 2021

A Grande História

Quando nós conhecemos uma pessoa nova, geralmente nós nos apresentamos contando algumas coisas da nossa história. Também queremos saber alguma coisa da história da outra pessoa. Assim, nossas vidas acabam refletindo que fazemos parte de uma história. 

O livro O Drama das Escrituras, dos autores Craig Bartholomew e Michael Goheen, foi escrito originalmente para uma disciplina de teologia bíblica. O objetivo do livro é que o leitor possa compreender a verdadeira natureza das Escrituras: que elas são a história de Deus, a história verdadeira do mundo. E, também, desenvolver uma categoria abrangente do enredo da Bíblia: criação, pecado e Redenção. 

"O drama das escrituras conta a história Bíblica da Redenção como uma narrativa unificada e coerente da obra contínua de Deus em seu reino"

 A tendência é que as pessoas leiam a Bíblia de forma fragmentada. Assim, os autores pretendem apresentar uma visão unificada das Escrituras . 

"Quando permitimos que a Bíblia se torne fragmentada, há o perigo dela ser absorvida em qualquer outra história que esteja moldando a nossa cultura e ela, assim, deixará de mudar nossa vida como deveria"

A tese dos autores é que as Escrituras, a Bíblia, é uma história unificada convincente da qual podemos depender. E também é uma história em que cada um de nós tem lugar. 

Três ênfases desta obra, conforme os autores: 
1. O escopo abrangente da obra Redentora de Deus na criação. 
2. O lugar do Cristão na história bíblica . 
3. A centralidade da missão na história bíblica. 

A pergunta colocada no prólogo da obra é a seguinte: O que significa dizer que a vida humana é moldada por uma história? 

É preciso estar atento à grande história para compreendermos qualquer acontecimento em nossas vidas. A melhor maneira para as pessoas se conhecerem é contarem umas às outras a sua história. Mas, para dar sentido à nossa vida, devemos nos basear apenas em nossas histórias pessoais? Haveria uma grande história, um pano de fundo, uma verdadeira história que daria sentido às nossas histórias? Qual seria a história verdadeira da qual a minha vida faz parte? 

"A pergunta é se a fé que encontra o seu foco em Jesus é a fé com a qual buscamos entender toda história ou se limitamos essa fé há um mundo particular de religião e entregamos a história pública do mundo a outros princípios de explicação” (Lesslie Newbigin)

Se a Bíblia apresenta a verdadeira história de todo o mundo, é por meio de Jesus que o Cristão deveria buscar entender toda a vida e a totalidade da história. A questão é se nós compreendemos de fato qual é a verdadeira história bíblica. 

A fonte imbuída de autoridade para essa história cristã é a própria Bíblia. A Bíblia chega a nós na forma de uma grande história. Assim, "ela funciona como a palavra de Deus imbuída de autoridade para nós quando se torna a única história básica por meio da qual entendemos nossa própria experiência e pensamento e o fundamento sobre o qual baseamos as nossas decisões e ações".

Se você deseja conhecer mais dessa grande história venha participar conosco do Clube da Leitra Missional. CLIQUE AQUI para entrar no grupo de WhatsApp. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário