terça-feira, 18 de maio de 2021

Criados Para Outro Tipo de Realidade

Existe uma condição da nossa realidade que nos diz que toda essa experiência que vivemos ainda não é tudo. 

O famoso autor, pensador cristão, conhecido pelas Crônicas de Nárnia, C. S. Lewis disse que: 

“Se descubro em mim um desejo que nenhuma experiência deste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que fui criado para um outro mundo” 

O que isso quer dizer!? 

Você também já experimentou aquele sentimento como uma espécie de saudade de alguma coisa que você não sabe ao certo o que é? 

Sentimos saudades de tempos que foram bons e alegres em nosso passado. Sentimos saudades de pessoas queridas que nos deixaram. Mas, é possível sentir saudades de algo que não vivemos? 

Talvez, neste caso, a melhor palavra não seja saudades. Mas, o sentimento de uma ausência, aquela sensação de que falta alguma coisa. Um tipo de intuição que parece nos dizer que aquilo que estamos vivendo ainda não é tudo. Enquanto a saudade nos remete ao passado e nos deixa angustiados por algo que se perdeu, este outro sentimento vive entre um passado mais distante e um futuro desejado, mesmo que não muito consciente.

Se pensarmos nos seres humanos que foram expulsos do jardim do Éden depois da Queda, poderíamos imaginar que sua vida, depois disso, envolveu alguma saudade daquilo que perderam. Da mesma forma o povo de Israel, ao ser exilado, vivendo sob o domínio de povos estrangeiros, sentia falta dos bons e velhos tempos quando Deus era mais presente. 

Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos com saudade de Sião” (Salmos 137.1) 

O Salmo revela o estado de espírito dos judeus que viviam em uma terra estrangeira, um lugar no qual não se sentiam em casa. 

Já vimos, conforme os posts anteriores, que a condição humana após a Queda envolve inimizade, idolatria e escravidão. Há, no entanto, ainda mais um aspecto dessa condição: exílio. 

A realidade de domínio, extradição e exílio espalhou os judeus pelo mundo da época. Sua condição de estrangeiros, sob o domínio de senhores pagãos, fazia crescer o desejo por serem governados pelo único e verdadeiro Deus. 

Enquanto o pecado marcar a realidade, enquanto estivermos sob os efeitos da Queda, seremos o povo de Deus vivendo a expectativa da plena manifestação do reino de Deus. Não haverá lugar ou templo feito por mãos humanas capazes de preencher este anseio de nossos corações. 

No vídeo abaixo detalhamos um pouco mais esta nossa condição de exilados que anseiam retornar ao verdadeiro lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário