Se eu decidir alcançar a lâmpada que preciso trocar em meu escritório, busco a escada que tenho guardada na garagem. Só assim poderei alcançar o forro, retirar a lâmpada queimada e instalar uma nova.
Muitas vezes tenho a sensação de que nos comportamos como quem deseja uma sala mais iluminada, porém, esperamos que a lâmpada fique mais potente por si só, ou, que a qualquer momento, alguém virá e instalará uma luz mais forte.
Por mais simplista que esse exemplo possa parecer, ele nos ajuda a entender que para alcançarmos os nossos objetivos será necessário planejamento e uma estratégia.
Se a minha escada e seus degraus representam o caminho para alcançar a lâmpada, uma estratégia é o caminho para a visão.
Talvez você já tenha clareza quanto à visão para a igreja, mas, esteja encontrando dificuldades para traçar um caminho até lá.
Para que você possa criar uma estratégia que leve a sua equipe a alcançar os objetivos traçados, será necessária começar se perguntando 'como'?
Como eu conseguirei uma luz mais forte para o meu escritório?
Como alcançar a visão estabelecida para a igreja?
Traçar uma estratégia nada mais é do que traçar um plano, um passo a passo que te levará na direção desejada.
Estabelecer metas, objetivos e definir uma visão é a parte fácil do processo de planejamento. O grande desafio consiste em pensar estrategicamente.
Você já tem uma ideia para onde ir? Ótimo. Você está certo de que está seguindo a direção correta para chegar lá? Você possui uma estratégia para alcançar os objetivos?
Sim, é lá que eu quero chegar! Mas, como?
Se você já se envolveu em algum processo de planejamento já deve ter percebido a importância de algumas peguntas chave na implementação estratégica:
Porquê?
O quê?
Onde?
Quando?
Quem?
Você já sabe por qual motivo deseja que algo seja feito. Pensar estrategicamente consiste em saber também como será feito, quem fará, quando e em quanto tempo.
O macro num planejamento consiste em desenvolver o nível estratégico que inclui missão, visão e valores. A implementação que garantirá que o planejamento saia do papel, no entanto, dependerá de uma estratégia clara, com um plano de ação bem delineado. Consiste em definir metas e objetivos. Atribuir responsabilidades e definir prazos. Estabelecer cronogramas e processos de monitoramento.
Há também outro fator determinante no planejamento e na busca por se atingir os objetivos traçados. A execução de um planejamento envolve outras pessoas. Equipe. Logo, a comunicação é fundamental. Comunicar bem faz arte da estratégia.
Quando várias pessoas estão envolvidas num mesmo projeto é indispensável que haja clareza na comunicação. Não basta comunicar uma vez a visão. É preciso repetir, relembrar, orientar ao longo da jornada.
A importância da comunicação é também importante porque é comum que as pessoas se empolguem com uma ideia no começo. Mas, as coisas tendem a esmorecer quando não se sabe mais como as coisas estão seguindo. A equipe precisa ser lembrada de que são uma equipe e que estão envolvidas em algo maior.
Se estratégia sem visão pode acabar em mero ativismo, a visão sem uma estratégia gera apenas frustração. É melhor ter uma visão modesta, porém, com uma super estratégia do que ter uma visão fantástica, mas, sem uma estratégia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário