sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
O PROBLEMA DO MAL
quarta-feira, 15 de setembro de 2021
Discípulo de Quem?
“João estava ali novamente com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passando, disse: ‘Vejam! É o Cordeiro de Deus!’ Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus” (João 1.35-37)
terça-feira, 14 de setembro de 2021
Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal" (Gênesis 3.22)
“...a maior tentação foi ouvir uma outra palavra e afastar-se daquela que Deus havia proferido”.
sábado, 11 de setembro de 2021
Igreja: preste atenção ao mundo à sua volta!
domingo, 29 de agosto de 2021
Discipulado é Relacionamento com Jesus
"o ser humano que foi chamado larga tudo quanto tem, não para fazer algo especial, mas simplesmente por causa daquele chamado, porque, de outro modo, não pode seguir os passos de Jesus”.
quinta-feira, 26 de agosto de 2021
Discipulado Não é Para Relutantes
quarta-feira, 25 de agosto de 2021
Discipulado Não é Para Legalistas
terça-feira, 24 de agosto de 2021
Discipulado Não é Para Voluntários
sábado, 21 de agosto de 2021
Qual é a Sua Desculpa?
Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores". Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça". A outro disse: "Siga-me". Mas o homem respondeu: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai". Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus". Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família". Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
Graça Barata x Graça Preciosa
“A graça barata é a pregação do perdão sem arrependimento, é o batismo sem a disciplina comunitária, é a Ceia do Senhor sem confissão dos pecados, é a absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado”
quarta-feira, 18 de agosto de 2021
E Se Seguissem Você!?
sábado, 14 de agosto de 2021
Já tenho a visão, só falta a estratégia. Por onde começar?
domingo, 18 de julho de 2021
Você é um Líder Atencioso ou Apenas Curioso?
"bons líderes se preocupam tanto com a organização quanto com os indivíduos dessa organização".
sábado, 19 de junho de 2021
O Que Deus Deseja Nos Revelar Por Meio das Escrituras?
quarta-feira, 9 de junho de 2021
Teologia
"...pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou"(Romanos 1.19)
sábado, 5 de junho de 2021
Igreja: missão e visão
A missão responde à pergunta sobre o que Deus espera de sua Igreja.
A visão responde a pergunta sobre o que Deus deseja fazer nos próximos anos por meio de nossa igreja local ali onde estamos inseridos. Onde e como queremos estar daqui a três ou cinco anos?
Por onde começar?
E a tua igreja, ela possui esse tipo de declaração?Você a conhece e conseguiria recitar de cabeça?Na tua opinião ela é eficaz ao que se propõe?
sexta-feira, 21 de maio de 2021
Vocação Também é uma Questão de Perspectiva
terça-feira, 18 de maio de 2021
Criados Para Outro Tipo de Realidade
“Se descubro em mim um desejo que nenhuma experiência deste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que fui criado para um outro mundo”
“Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos com saudade de Sião” (Salmos 137.1)
domingo, 16 de maio de 2021
Uma escravidão total exige uma libertação total
Uma das grandes barbaridades que encontraremos na história da humanidade é a escravidão de seres humanos por outros seres humanos. Essa situação já foi pior. O que não significa que hoje não existam mais casos de escravidão.
Os textos anteriores abordam a condição humana que torna a vinda de Jesus necessária e significativa.
Após a Queda, relatada em Gênesis 3, a humanidade entrou num estado de inimizade e rebelião contra Deus. E, apesar de Deus ter proibido a confecção e adoração de imagens, o ser humano caído revela um coração idólatra.
O Antigo Testamento nos ajuda revelando ainda mais uma faceta desta condição humana caída: somos escravos.
Toda esta condição humana e o pecado, com suas consequências no mundo, levaram à necessidade de redenção. Em sua graça, misericórdia e amor, Deus não desiste de sua criação.
O especialista em Antigo Testamento, Christopher Wright, fala do Êxodo como uma modelo de redenção no Antigo testamento. A libertação operada por Deus foi integral, envolvendo todos os aspectos da vida.
Perguntar para um Israelita dos tempos bíblicos do Antigo testamento se ele era redimido seria escutar, como resposta, um 'sim'.
“Com o teu amor conduzes o povo que resgataste (redimiste); com a tua força tu o levas à tua santa habitação” (Êxodo 15.13)
De que tipo de situação os israelitas foram libertados do Egito?
Observando como era a vida do povo debaixo da escravidão e opressão do faraó, compreenderemos a abrangência da ação redentora de Deus.
O vídeo abaixo procura detalhar os aspectos da condição escrava e da libertação operada pelo Senhor.
sábado, 15 de maio de 2021
Ídolos: o problema com a idolatria
“Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto” (Êxodo 20.3-5)
“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1.27)
sexta-feira, 14 de maio de 2021
Deus é nosso inimigo?
“O pecado arruinou toda a criação, convertendo sua justiça em culpa, sua santidade em impureza, sua glória em vergonha, sua bem-aventurança em miséria, sua harmonia em desordem e sua luz em trevas”
terça-feira, 4 de maio de 2021
As Quatro Condições de Uma Humanidade Que Precisa de Boas Notícias
quinta-feira, 22 de abril de 2021
Quem é o Seu Ananias?

Leia a cativante reconstrução da vida do apóstolo Paulo feita pelo mais importante teólogo do Novo Testamento da atualidade, N. T. Wright:
quarta-feira, 21 de abril de 2021
O Que Fazer Enquanto Jesus Não Volta?
"vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei" (Mateus 28.19,20)
terça-feira, 20 de abril de 2021
O que é o Evangelho? O que o Evangelho NÃO é?
Muitas vezes, para sabermos o que é uma determinada coisa, é importante sabermos também o que esta coisa não é.
Quando se trata do Evangelho de Jesus Cristo esta é uma verdade importante. A palavra 'evangelho' é amplamente utilizada nos dias atuais. Abusada, desgastada, distorcida, banalizada. Em muitos casos, tem se colocado o significado mais conveniente.
O que é o Evangelho, afinal?
Não. Evangélico não é um termo utilizado somente por uma igreja evangélica. Aliás, sequer existe uma igreja evangélica homogenia como muitos, talvez, chegam a pensar.
Evangelho também é algo mais do que uma maneira de se referir aos quatro primeiros livros do Novo Testamento: os Evangelhos.
Como poderíamos definir o que é o Evangelho?
Seria uma mensagem?
Será que podemos afirmar que toda mensagem, toda pregação que acontece nos templos cristãos todos os dias ao redor do mundo, seria o Evangelho?
A esta altura alguém já respondeu: Evangelho é boa nova, é boa notícia.
A resposta está correta. Ainda assim, alguém poderia questionar: Mas, afinal, qual é a boa notícia? E, por que ela é boa?
Em tempos de banalização e de testemunhos duvidosos, cabe a reflexão: o que é o Evangelho?
Os vídeos abaixo se propõe a resgatar a compreensão bíblica daquilo que é o conteúdo do Evangelho. Incluímos também outro vídeo para afirmar aquilo que o Evangelho NÃO é como recurso útil para depurarmos a nossa compreensão.
domingo, 18 de abril de 2021
Sacerdócio Geral de Todos os Cristãos
“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”
(1 Pedro 2.9)
sábado, 17 de abril de 2021
O Mundo Não Vai Acabar
quinta-feira, 15 de abril de 2021
Missão Não é Pra Mim!
Existem três maneiras de você se envolver com a missão:
indo, orando e contribuindo.
Você também já escutou essa frase?
Preciso confessar que ela sempre me incomodou. No entanto, demorou um tempo até que eu realmente conseguisse perceber o problema.
Muitos cristãos apaixonados pela evangelização, empolgados com a missão e que se alegram em ver vidas sendo transformadas sentem-se como se a missão não fosse para elas.
Eventos com o tema 'missão' acontecem aos milhares todos os anos. O foco, geralmente, é algum país ou região distantes. A palestra fica com o missionário que está servindo em algum lugar exótico do planeta. Então, ele compartilha das suas aventuras no campo missionário.
A platéia fica maravilhada. Muitos sentem o desejo de participar daquilo que Deus está fazendo. O desafio acontece. Como você se envolverá com a missão?
Ao final, a sensação que fica é que tudo não passou de um evento de marketing e propaganda. O objetivo era fazer a igreja se sentir desconfortável e, até mesmo culpada por não orar mais, não contribuir mais e, especialmente, viver sua vida 'normal' num lugar confortável.
Por mais que este reflita um paradigma superado, ainda é a realidade em muitos igrejas.
Algumas igrejas locais, para apaziguar a consciência dos mais entusiasmados, criam grupos, secretarias, departamentos, agências missionárias. Se você não pode ir, seja por falta de vocação ou por medo, pode se envolver localmente. Como? Orando e contribuindo financeiramente para sustentar os missionários de verdade que se arriscam em lugares distantes.
Se você também sente certo desconforto com tudo isso, saiba que não está só.
O que há de errado nesse sistema?
Seria um erro orar pela missão e pelos missionários? Certamente que não.
Seria errado, então, auxiliar financeiramente pessoas que se dedicam à missão em outros lugares? Não. Nada de errado nisso.
O problema está no reducionismo que esse paradigma assume. Leva muitas pessoas, cerca de 99% das igrejas locais, a acreditarem que missão é coisa para alguns poucos especialistas. Restaria para essa ampla maioria se contentar em orar e contribuir. E, vamos ser sinceros, quantas pessoas realmente oram e contribuem?
Se o missiólogo David Bosch estiver certo e, como ele disse, “toda a existência cristã deve ser caracterizada como existência missionária”, o que haveria além de ir, orar e contribuir?
Convido você a assistir esse breve vídeo que produzimos abordando a diferença entre Missão e Missões: